Nos últimos anos, diversas soluções tecnológicas surgiram para facilitar a comunicação entre as empresas e os seus clientes. Como chats, WhatsApp, e-mails, redes sociais, centrais de atendimento online. 

Porém em meio a todas as opções que já estão consolidadas, surge um novo protagonista: o Google Messages RCS (Rich Communication Services). Conhecido como novo SMS, o RCS é um novo formato de código aberto, desenvolvido por várias empresas, principalmente pelo Google.

Assim como WhatsApp, com o RCS será possível enviar mensagens de texto sem limites de caracteres, áudios, vídeos, carrossel de imagens, GIFS e fotos, além de poder criar grupos e receber notificações de recebimento de mensagens. E o grande diferencial do RCS é que será possível enviar mensagens multimídia entre celulares, mesmo que eles não estejam conectados na internet. 

Quais são as possibilidades do RCS?

O padrão RCS é uma grande evolução no cenário de comunicação móvel, oferecendo uma gama de recursos que vai além das mensagens de texto, e por isso, o RCS é considerado o “novo SMS”.

Ampliação do Alcance

Inicialmente disponível apenas para os aparelhos Android, a persuasão em incluir a Apple nesse jogo foi intensa em 2023, onde o Google chegou a provocá-los ressaltando os benefícios que a empresa teria ao adotar o RCS para seus usuários. E, depois de um ano com diversos cases de sucesso e tantas conquistas pelas empresas que já incorporaram o RCS, aumentou o número de marcas interessadas em adotar como estratégia, aumentando assim a pressão em cima da Apple.

Sendo assim a Apple anunciou o lançamento da integração nativa com dispositivos iOS para o final de 2024, o que tornará o RCS praticamente universal. Essa expansão esperada para o ecossistema iOS ampliará ainda mais o alcance do canal, consolidando sua importância no cenário global de comunicação.

Na prática, o que iremos observar é que o que já era bom, irá melhorar mais ainda. Afinal, já não existem mais dúvidas sobre os benefícios e agora com a integração com dispositivos iOS, novos usuários serão atingidos, expandindo assim, ainda mais a sua capacidade de atuação, permitindo que estes usuários possam se comunicar com suas marcas favoritas por um meio muito mais completo, rico e interativo.

Mais resultados

O RCS também se destaca proporcionar rápidas respostas, de maneiras customizadas. Facilitando assim a interatividade do usuário, o que melhora os resultados das campanhas.  

Os botões podem ser utilizados para informar o endereço de um estabelecimento físico, iniciar uma ligação, realizar pesquisas de opinião ou confirmar um pedido. 

Essa facilidade amplia e facilita a interação por parte do cliente e torna a comunicação mais fluida.

Métricas de marketing

O RCS oferece relatórios com métricas de marketing, o que é um grande diferencial ao comparar com outros canais e desempenha um papel fundamental ao avaliar campanhas e resultados. Possibilitando uma análise precisa e orientada para aprimorar a eficácia de suas campanhas de comunicação.

Através destes relatórios, é possível obter dados detalhados como taxa de envio, entrega, leitura e outros, possibilitando uma análise precisa e orientada para aprimorar a eficácia de suas campanhas de comunicação.

Quer saber como o RCS pode fazer diferença na sua empresa?

Agende uma Demonstração, teremos o prazer de compartilhar com você os benefícios, cases de sucesso e contribuir com o seu negócio.

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